Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: Clube do Bordado

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

terça-feira, 26 de maio de 2015

Clube do Bordado

IMG_8447
O coletivo de bordadeiras Clube do Bordado, vem inovando uma tradição tipicamente ligada às mulheres, apresentando em seus bordados um conceito livre para a sensualidade.
“O Clube do Bordado surgiu a partir de um desejo de aprender a fazer coisas lindas com as próprias mãos. Somos seis amigas, e vale dizer que cinco de nós estudamos na mesma universidade – aUniversidade Estadual de Londrina (UEL) no Paraná – e nos conhecemos por lá, entre aulas e corredores do centro de Comunicação e Artes.
Camila Lopesdesigner de moda e nossa ‘mentora’ no Clube, aprendeu a bordar ainda criança com a mãe, e víamos coisas incríveis que ela fazia por encomenda na sua conta do Instagram (@sunlovefun). Dessa admiração, veia a ideia de marcar um primeiro encontro na casa da amigas Renata Dania(@renatadania) e Laís Souza (@la.lais) para aprender os pontos básicos do bordado em 2013. Uma semana depois, numa quarta-feira, o Clube do Bordado estaria completo pela primeira vez, com mais três amigas que se uniram à iniciativa: Amanda Zacarkim (@donamanda), Marina Dini (@marinadini) e Vanessa Israel (vanessa_israel).
No primeiro ano, o Clube foi um ponto de encontro divertido entre nós para aprender os pontos básicos do bordado, testar técnicas e, acima de tudo, nos encontrarmos e colocarmos a conversa em dia. Afinal, conseguir encontrar as amigas semanalmente numa cidade como São Paulo já é uma vitória e tanto! Os primeiros bordados foram presentes especiais que fizemos para nós mesmas, nossa família e amigos mais próximos. E a partir deles, vimos que algumas temáticas eram constantes no trabalho de todas, como o universo feminino e nossa relação com os corpos da vida real.
O principal conceito do Clube do Bordado é trabalhar temas que fazem parte do nosso universo com a singularidade e o tempo precioso do feito à mão, propondo discussões contemporâneas a partir de uma arte tradicional e quase esquecida.
Em junho de 2014, surgiu a primeira oportunidade de participarmos de uma feira, a PopPorn, e vendermos nossos trabalhos. Para ela, preparamos nossa primeira coleção, Soft Porn, que tratava da sexualidade de uma forma delicada e feminina (mais detalhes sobre essa primeira coleção na PopPornestão nesse vídeo: https://vimeo.com/98241083). O público da feira foi muito receptivo e nos deu o primeiro impulso para transformar nossos bordados em negócio.
A coleção SotfPorn fez tanto sucesso que as encomendas dos bordados se estenderam pelo restante de 2014. O assunto da coleção e o nosso trabalho ganhou espaço na sãopaulo (revista semanal da Folha de S. Paulo -> http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/08/1494145-coletivo-borda-pecas-que-retratam-nuances-da-sexualidade-feminina.shtml), na TV Gazeta, no programa do Amaury Junior, nas revistas TPMGlamour e em vários blogs e sites.
Em 2014, fizemos nosso primeiro encontro aberto, no Parque Ibirapuera, e o primeiro workshop de bordado na feira Parte, além dos primeiros bordados exclusivos, atendendo a decorações para casamentos, quadros para porta de maternidade e outros temas pedidos pela clientela – todos eles sempre muito pessoais e afetivos.
Em 2015, voltamos das nossas férias com muito pique para novidades e projetos inéditos! Em março, apresentamos uma nova coleção na Fêra Féra (https://www.facebook.com/events/1035071553186193), com bordados inspirados nos filmes preferidos de cada bordadeira e também estamos programando um próximo workshop de bordado. Para maio, uma coleção fresquinha e cheia de amor já está a caminho, e isso só para começar.
Círculo descobriu o Clube do Bordado ao mesmo tempo em que nós descobríamos o mercado – e o trabalhão que dava pensar em quantidades de estoque de linhas, bastidores e tecidos para as encomendas que, por sorte, não paravam de chegar!
Em um belo dia, recebemos uma caixa com novelos e meadas (Maxi Mouline) da Círculo… Foi uma alegria sem fim!”
IMG_6981
Processed with VSCOcam with t1 preset
photo 1
IMG_0836
IMG_0944
IMG_0995
IMG_1005
IMG_8301
IMG_8398
IMG_8422
Processed with VSCOcam with g3 preset
IMG_8459
Processed with VSCOcam with m5 preset
IMG_8584
IMG_8634
IMG_8647
Processed with VSCOcam with f2 preset
4
5
Clique aqui para conferir um vídeo muito legal sobre o Clube.
Essas são as meninas talentosas, seus – lindos – trabalhos, e suas histórias. Legal conhecer um pouco mais sobre um trabalho tão original e diferenciado como este, né?! Desejamos que o sucesso deste Clubeincrível só aumente.
Um abraço,
assinatura blog

Um grande Beijo












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado