Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: A importância de um plano de negócio

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A importância de um plano de negócio

Plano

“Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.” Assim o Sebrae de São Paulo define plano de negócio.
Parece bom, né? Mas a maioria das pessoas que eu conheço acaba se intimidando antes mesmo de começar a escrever, porque acha que dá muito trabalho, que é muito complicado, que exige muitos conhecimentos técnicos, etc, etc, etc. Para vencer esse medo inicial, não existe nada melhor do que um pouco de informação.
Ainda segundo o Sebrae de São Paulo, o “plano irá ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.” Isso significa que um plano de negócio não é importante só para quem está pensando em abrir um negócio. Ele também é muito útil para quem já está trabalhando por conta própria, mas quer se profissionalizar ainda mais.
Quando seu plano estiver concluído – acesse o site do Sebrae/SP para salvar um passo a passo completo e bem explicado de como criar o seu próprio plano de negócio – você terá condições de responder, baseado em fatos concretos e conhecimento real, se vale a pena abrir, continuar ou ampliar o seu negócio. Isso graças à quantidade de informações necessárias para preencher todas as questões que envolvem um planejamento desse tipo.
A tarefa não é rápida, não é fácil, não é das mais simples. Mas não se preocupe, não é imprescindível ter formação na área para conseguir elaborar um documento assim. Pelo contrário. Quando se trata do seu negócio, o maior especialista sempre vai ser você mesmo. Profissionais treinados na área administrativa podem ser de grande auxílio para identificar pontos que você está ignorando, é verdade. Só que o grande conhecedor da causa sempre – lembre-se disso – vai ser você mesmo.
Bom trabalho, bom estudo!


Um abraço,

assinatura blog - Cópia











 


Beijinhos!!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado