Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: PAP – Faça super fácil: BORDADO EM PONTO CRUZ

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PAP – Faça super fácil: BORDADO EM PONTO CRUZ

Olá gente linda e super talentosa!
Tudo na santa paz por aí?
Hoje eu trago prá vocês algumas dicas para bordar.1
São dicas para iniciantes, especialmente. Trago o ponto cruz (responsável direto pela minha paixão pela costura artística), uma técnica muito simples e de versatilidade sem igual.
Vamos trabalhar aqui com a técnica do avesso perfeito que é a forma de bordar que deixa o avesso tão limpinho quanto a parte da frente do bordado. Nada de nozinhos ou aquelas laçadas gigantescas na parte de trás do nosso bordado.
Diferente do que muita gente pensa bordar é fácil. Como se diz na minha terra é mais fácil que “fazer falar o rádio”.
Uma terapia maravilhosa que valoriza muito qualquer peça por mais simples que seja.
Vamos lá?
Bem, podemos bordar com qualquer fio e em qualquer tecido. Mas vamos hoje, dedicar uma atenção a quem vai iniciar e seguiremos uma passo a passo clássico.
Linha para bordar Maxi Mouliné ou Rubi
Agulha proporcional ao fio
Um corte de étamine
2
3Eu adoro étamine. Na foto, vemos étamine de quatro fios por bloco.
BLOCO = espaço entre um furinho e outro. Pode olhar bem a foto e contar. Tem quatro fios. Tirei a foto bem pertinho prá poder te mostrar. Existe étamine de seis fios por bloco.4
Agora vamos ao motivo, um risco para bordar em ponto cruz. Escolhi um gráfico bem simples e sem transição de cores. Olha só:5Para reproduzir o gráfico no tecido, antes precisamos interpretar a imagem.6
Para encontrar o meio do seu trabalho ou do tecido basta dobrar no sentido da altura e depois na largura. O ponto onde as duas dobras se encontram corresponderá ao ponto central do gráfico. É este ponto que serve como referência para centralizar o bordado.
Linha na agulha e vamos começar: pelo lado direito do trabalho prenda a linha pelas tramas do tecido. Esta parte será coberta pelo seu bordado. Não existe necessidade de dar nó.7A finalização do trabalho também é feita pela parte da frente do trabalho. Repara aí:8
Este mesmo sistema, de tramar a ponta da linha pelas tramas de tecido, é usado para as trocas de cor tão comuns nos bordados mais elaborados em reproduções com riqueza de detalhes.9
10 11
Eu e o Diogo (meu cameraman de nove anos preferido), preparamos um vídeo para mostrar melhor como o ponto cruz é bordado na trama do tecido. Confere lá:
Espero que gostem e aproveitem porque bordar é uma deliciosa e colorida diversão!
Um beijo super carinhoso,





assinatura blog














 


Beijinhos!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado