Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: A MONTANHA DAS VENDAS

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

quinta-feira, 24 de abril de 2014

A MONTANHA DAS VENDAS


montanha
Você tem um produto de sucesso, que vende muito mais do que os outros e é sempre o mais pedido? Se a resposta foi “sim”, você não deve estar pensando em mudar esse item tão cedo, certo? Porque, afinal, ele é a estrela do seu portfolio e tudo mais. Não faz sentido mudar. Ou será que faz?
Para falar a verdade, faz, sim. E muito. Porque todo mundo evolui, muda, se transforma. Inclusive o gosto dos clientes. Para não ficar pra trás ou correr o risco de ver as vendas diminuírem à medida que o seu carro-chefe (sim, sim, aquele produto-estrela) for perdendo força, é preciso pensar em algo novo.
O item em si pode continuar sendo o mesmo, embora precise estar sempre em processo de metamorfose, para continuar forte. Vamos pensar num exemplo simples. O produto-estrela do nosso exemplo pode ser um set de matryoshkas de crochê. Bonecas russas são um clássico, ao mesmo tempo em que são uma tendência forte já há alguns anos. Fofas, versáteis, decorativas… Um tipo perfeito de produto-estrela para um portfolio de sucesso.
No entanto, se o set de matryoshkas que você crocheta é sempre o mesmo, a força pode estar se esvaindo sem que você nem perceba. Porque é assim que o mercado funciona, numa espécie de montanha. Começa com uma subida suave, lenta, que as poucos vai ficando mais e mais e mais forte, até atingir o pico. Uma vez lá em cima, por mais a bela  paisagem se sustente por um bom tempo, não existe outro caminho senão a descida. Que pode ser lenta e gradual, quase imperceptível ainda. Mas inevitável, infelizmente.
É a vida e não adianta querer ignorar o assunto ou achar que só com você vai ser diferente. Ao contrário, gaste as suas energias e a sua criatividade para atualizar e recriar o seu produto-estrela, ao invés de perder seu tempo com lamentações ou medos. Quando a descida da montanha chegar ao fim, não vai ter nenhum tipo de drama, porque você estará preparado e pronto para acompanhar a nova jornada, com a nova estrela do seu renovado portfolio.
Como assim? Voltemos às matryoshkas. Não basta só trocar as cores ou o fio. É preciso ir mais longe. Talvez criando bonecas temáticas (família com filhos, pais, cachorro e papagaio… ou personagens imbatíveis, como Frida Kahlo, Audrey Hepburn, Marilyn Monroe, Jackie Kenneddy… ou bichinhos da floresta… ou personagens de Star Wars…), talvez adicionando aventais e lenços de tecido florido, talvez fazendo com que as matryoshkas assumam profissões.
Criatividade você tem, é só colocar seu cérebro para trabalhar. E nunca esqueça de uma informação valiosa: tudo que é colecionável, tem grande potencial para ficar muito mais tempo no topo da montanha das vendas. Aí você me pergunta: “mas e eu, que faço casacos de tricô? lá isso é colecionável?” Provavelmente não, eu reconheço. Só que moda também tem um potencial enorme, porque está sempre mudando.
Mude junto. Evolua. Preste atenção no caminho, para que todas as montanhas à sua frente sejam um terreno conhecido e fácil de trilhar. Além de carteira cheia e segurança, você ainda vai ter a satisfação de poder olhar a paisagem lá do alto ;)
Bom passeio e até a próxima,

Por:
assinatura blog







 


Beijinhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado