Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: OS SEUS DEVERES COMO VENDEDOR ON-LINE

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

OS SEUS DEVERES COMO VENDEDOR ON-LINE

Não é todo mundo que vende manualidades pela internet que conhece a fundo os seus deveres. Mesmo que você não tenha ainda uma empresa realmente estabelecida, ainda assim precisa garantir o tratamento correto para o cliente. Não só pelos direitos que ele tem, mas também porque você quer estabelecer um bom relacionamento e garantir futuras vendas. Como em todo tipo de negócio, a propaganda feita por clientes satisfeitos é a mais eficiente e compensadora.
Então aqui vamos nós, tratar de alguns temas fundamentais quando o assunto é vender on-line:
deveres2
Arrependimento: sim, o seu cliente tem o direito de se arrepender da compra. Na verdade, ele tem 7 dias para isso, contados a partir do momento em que receber a mercadoria. E, quando ele se arrepende, você é obrigado, sim, a devolver qualquer quantia que por acaso já tenha sido paga.
Devolução: sim, o seu cliente pode devolver um produto e ele não precisa estar com a embalagem lacrada para fazer isso. Se ele não gostar, por uma razão ou outra, tem o direito de devolver e receber o dinheiro de volta, mas pode, sim, abrir a embalagem para avaliar o produto. É sua a obrigação de retirar o produto e de cancelar a transação com o banco!
Garantia: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo produto tem garantia, mesmo quando ela não está descrita em nenhum lugar. O período de validade legal da garantia é de 30 dias para produtos ou serviços não-duráveis e de 90 dias para produtos ou serviços duráveis.
Riscos: caso venda brinquedos, por exemplo, você é obrigado a informar possíveis riscos. Na verdade, é sua obrigação fornecer qualquer tipo de informação desse tipo, não importa para qual público vende.
Propaganda: tudo que você anuncia deve ser cumprido na entrega do produto. Tanto em relação às características e peculiaridades do produto quanto a prazos e questões de pagamento. Preste especial atenção às fotos. Não venda gato por lebre, porque não vai compensar no final do dia!
Dados: é sua obrigação colocar, em destaque no seu site ou loja virtual, os seus dados comerciais, endereço físico e eletrônico e toda e qualquer informação que seja importante para localização e contato.
Você pode ler mais sobre direitos e deveres do consumidor no portal do Ministério da Justiça, clicando na imagem abaixo:
deveres1
Tenha sempre em mente que vender pela internet não é a mesma coisa do que vender diretamente ao consumidor. Os direitos são diferentes, justamente porque o relacionamento é diferente e, principalmente, porque o cliente não tem a possibilidade de avaliar completamente o produto antes de efetivamente efetuar a compra.
Pensando nisso, conceda um grande favor para todos os envolvidos no processo: seja direto, claro e honesto. Faça descrições corretas e realistas dos seus produtos. Coloque fotos de boa qualidade e que realmente mostrem todos os detalhes da peça. Troque e-mails com o comprador, para não deixar margem para dúvidas ou mal entendidos. Em suma, trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado.
Até a próxima. E boas vendas!

Beijinhos!!!






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado