Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: Artesanato é terapia!

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Artesanato é terapia!

A aposentada Rita Couto, de 60 anos, transformou sua casa, próxima ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma grande oficina de criação. O trabalho que ela desenvolve com um grupo de mulheres artesãs é uma espécie de sessão de terapiaRita, é a peça principal das Meninas Prendadas, grupo que reúne 12 artesãs, de 45 a 75 anos, que, utilizam retalhos, revistas e jornais em suas criações.
“Moro num sobrado de vilinha, com vista para os teleféricos do Alemão, mas só uso a parte térrea da casa. Os quatro cômodos vivem sempre cheios de gente, aqui em Ramos [zona norte do Rio]. É uma espécie de botequim, um espaço de terapia e trabalho, onde gargalhadas se misturam a lamentos, embaralhados pelo barulho constante das nossas máquinas de costura. Um ambiente em que se misturam terapia e trabalho.
Aqui funciona a sede das Meninas Prendadas, grupo que reúne 12 ‘meninas’ artesãs, de 45 a 75 anos, viúvas, separadas, que, além de retalhos, utilizam revistas e jornais em suas criações.
Desde junho de 2010, é em casa onde essas senhoras animadas se reúnem para trabalhar e conversar. Dino, Dina e baleia [pesos de porta], cravos, bolsas e bolsinhas são alguns dos produtos que a gente cria para a Rede Asta. São pelo menos 50 peças por mês só para a rede, fora o que a gente produz para vender em outros locais.
Aqui, entra quem quer e sai quem deseja. Instituí uma regra: não se pode falar de quem não está presente, mas, acima de tudo, tem que gostar de falar muita abobrinha.
Entre as meninas, tem gente que sabe costurar, bordar, fazer crochê. Mas tem dias em que a gente se reúne só para desabafar, chorar e dar risada.
Com um olho, supervisiono a produção. Com o outro, acompanho a câmera de entrada da vila. Tudo isso eu faço numa cadeira de rodas. Um mês depois de completar 18 anos, cai de um pé de abacate. Fiquei sete meses internada. O médico disse que eu iria vegetar pelo resto de sua vida numa cama. E, hoje, olha eu aqui.
Depois que as meninas vão embora, eu vasculho a internet atrás de referências e modelos para aprimorar o artesanato. Duas vezes por mês, a gente faz reunião para discutir criação de produtos e estratégias de vendas em feiras, traçar metas. E, é claro, jogar muita conversa fora,” disse Rita.
13316576
Mais uma história, entre tantas, que envolve superação + artesanato/técnicas de artes manuais.
Está mais do que provado, por essas e por tantas outras histórias que já vimos, que trabalhar com artes manuais cura, ajuda, melhora, acalma, reúne, ensina… Enfim, SÓ FAZ BEM!
Entre você também para esse grupo! Aprenda a fazer crochê, tricô, bordado, trabalhe com tecidos… Identifique-se com algo e dedique-se muito; Você vai perceber como isso vai lhe fazer bem… Garantimos, hein!
Conheça nossos workshops clicando aqui. Não perca tempo, vem aprender com a gente!

Um grande abraço,
Equipe Círculo.
Imagens e fragmentos da notícia: Site Uol.
 Beijinhos!!!







 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado