Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: BORDADOS: PONTINHO PICURU OU PALESTRINA

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

BORDADOS: PONTINHO PICURU OU PALESTRINA

Lembram daquele pontinho que todo mundo gosta e que parece um nozinho? Sempre me perguntam sobre ele. Chama-se palestrina ou picuru, dependendo da região do Brasil. Mas, independentemente do nome, ele é bem bonito mesmo.
Então, como eu mesma me esqueço de vez em quando como começar, resolvi fotografar um passo a passo pra me lembrar. Acho que poderá ser útil pra vocês também, pois com a posição da agulha já dá pra ter idéia de como fazer.
Quem já conhecia poderá relembrar e quem não conhecia poderá tentar fazer. Tenho certeza de que vão adorar.
mandala bordada br
Fica muito lindinho em variadas peças… mas eu adoro usar nas minhas mandalas bordadas. Aproveitem e digam pra gente o que acharam. Comentem se foi difícil fazer, se vocês fazem de outras maneiras, se também têm sugestões…
Podem mandar e-mail pra mim (cristorchia@act.ppg.br), pois publicarei nos próximos posts sobre bordados. Ok?
Observação:
- Eu trabalho da frente pra trás – na direção da minha barriga
- A aguha fica na horizontal quando começamos o ponto. Vocês vão ver que ficará um pontinho vertical (meio diagonal), pois a linha já estava no ponto anterior ou por dentro do bordado, logo que vocês iniciaram.
ponto picuru 1 passo- Abaixo vocês vão ver que a agulha entrou no pontinho diagonal, formando quase um pequeno V.
ponto picuru 2 passo
- Agora vocês perceberão que a agulha entrou na perninha direita do pequeno V, a agulha ficou por cima da linha e vocês puxarão devagar pra formar o nozinho.
ponto picuru 3 passo
Se deixarem os pontos espaçados, haverá uma pequena linha entre os nozinhos. Se fizerem bem pertinho, os nozinhos ficarão bem próximos uns dos outros. Caso deixem a lateral (quando enfiam a agulha na horizontal) maior, o ponto ficará parecendo que tem perninhas.
Então, mesmo que façam o ponto como expliquei, ainda assim poderá haver diferenças e elas podem ser muito legais na variedade dos seus trabalhos. Ok?
Tentem e mandem seus comentários para ampliarmos estas possibilidades e para compartilharmos nossos conhecimentos.
Divirtam-se! 
 Por: Equipe Círculo







 
Beijinhos!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado