Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: Bordadeiras podem entrar para o livro dos recordes com maior renda do mundo

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bordadeiras podem entrar para o livro dos recordes com maior renda do mundo



Ceará -  Depois de seis anos, sete meses e alguns dias, um grupo de rendeiras de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), está chegando perto de atingir uma meta audaciosa: bordar uma peça de renda de bilros com um quilômetro de extensão.

A renda, do tipo grega, deve ser concluída em 2013. Com mais de 900 metros prontos, a peça está sendo produzida no Complexo Artesanal de Aquiraz, onde deve ficar exposta quando pronta. O objetivo é obter o registro no Guinness Book, o livro dos recordes, meio pelo qual as rendeiras acreditam que vão conseguir atrair mais visibilidade para a arte que fazem.

A renda quilométrica exige a dedicação de nada menos que 40 rendeiras de todas as idades. A almofada de rendar, instalada no centro, nunca fica sozinha: as rendeiras se revezam nas horas vagas para terminar o trabalho.

Uma das artesãs envolvidas, Brena Pires, tem apenas 19 anos, 12 dos quais dedicados à feitura da renda de bilro para ajudar no sustento da família. Segundo ela, assim como a maioria das rendeiras de Aquiraz, mesmo que algumas não trabalhem com artesanato, todas dominam a arte. “Eu aprendi com a minha avó, todo mundo aqui aprende com a vó, com a mãe, com uma tia, com uma madrinha... Todas as mulheres da minha casa sabem fazer (renda), e eu gosto do que eu faço, eu cresci aqui”, conta.
Artesanato é fundamental para a economia local
A tradição das rendas e bordados é antiga no litoral cearense. Em Aquiraz, o turismo passou a mudar a face do município a partir da década de 1980, mas até hoje, a maioria da população vive da pesca e do artesanato.

Fazer as peças é uma espécie de ritual para que as mulheres esperem seus maridos jangadeiros voltarem do mar. “Aqui é a mulher no bilro e o homem no mar, pescando”, explica a artesã Rosimeire Pacheco, de 37 anos, que também borda desde os sete.

O centro, também conhecido como Casa das Rendeiras, funciona desde 2001, com 72 lojinhas que comercializam além das rendas de bilro, filé e renascença; bordados em ponto cruz; redes de dormir; roupas bordadas (boleros, casacos, vestidos, saias, blusas, camisetas e saídas de praia) e iguarias, tais como castanhas e doces.

A renda também forma uma cadeia de negócios que depende deste centro. Cada artesã recebe a ajuda de inúmeras outras parentes e amigas, que tecem nas suas casas e repassam para as que têm boxes. Rosimeire explica que essa divisão é necessária para produzir as peças com maior rapidez, já que as peças são feitas à mão e exigem uma dedicação que não se sustenta com o preço das peças.

Por exemplo: uma toalha de mesa para oito pessoas em renascença – a tipologia mais complexa e que utiliza apenas linho, nunca algodão - demanda um ano para ficar pronta, mas é comercializada a R$ 1,5 mil. Mas lá podem ser encontradas peças para todos os bolsos, como, por exemplo, um conjunto com uma dúzia de apoios para copos a R$ 10.
Um pouco da história
A renda faz parte do vestuário há séculos e, durante muito tempo, foi artigo de luxo. O desejo em torno da renda surgiu ainda no século XVI, quando a princesa de Florença (Itália) casou-se com o rei da França, Henrique II, e levou para o corte de Paris as luxuosas rendas confeccionadas em Veneza e Florença, tornando-as famosas em toda a Europa e nas suas colônias, dentre elas, o Brasil.

De acordo com o consultor e professor de moda Ricardo Bessa, o tecido delicado perdeu valor agregado ao longo do tempo, sobretudo com o advento da renda feita à máquina, surgida no final do século XVII, mas patenteada apenas em meados do século XIX. “A popularidade da renda caiu no início do século XX, nessa época, raramente era usada e ficou associada à confecção de lingeries. Mais recentemente, voltou com força total à moda, reapareceu em diversas coleções nacionais e internacionais nos últimos tempos, mostrando que é um tecido atemporal”, avalia. 



Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!






 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado